Cabeçalho 1

4 de fev. de 2009

A obra da vez: reforma do gabinete do vice-presidente


Antes mesmo de consolidar a eleição da mesa e o deputado Gelson Merísio (DEM) ser eleito 1º vice-presidente da Mesa Diretora, o gabinete já estava em reforma total. A sala fica no primeiro piso, ao lado do gabinete da Presidência.

3 de fev. de 2009

Julio e Jorginho: mudança de estilo

A mudança da Presidência da Assembléia Legislativa não representa apenas um rearranjo dos partidos da chamada Tríplice Aliança, mas marca uma mudança significativa de estilo entre presidentes.

Reservado e contido, o deputado Julio Garcia (DEM) conduziu a Casa com excelência, implementou mudanças na administração e foi grande tocador de obras. Ficou conhecido por sua mania de limpeza e perfeccionismo. Só não conseguiu começar e terminar a construção dos novos gabinetes. Mas deixou o projeto pronto e acabado para ser realizado nos próximos dois anos.


Já o recém empossado deputado Jorginho Mello (PSDB) sempre teve um estilo mais descontraído e extravagante, do tipo piadista, de fala simples e regionalista - e que não tem vergonha de falar palavrão. O encerramento da sessão solene com uma apresentação de escola de samba e a sambadinha do presidente é uma mostra do que pode vir pela frente.

29 de jan. de 2009

A obra da vez: sinalizadores do estacionamento


Com esse post, inauguro a série "A obra da vez", uma tentativa de apresentar aos leitores todas as obras que estão sendo feitas na Assembléia Legislativa, que, desde que tenho conhecimento, encontra-se permanentemente em reforma. Sempre tem um gabinete ou outra área sendo reformada ou construída.

A primeira foto é do estacionamento da Alesc, onde estão sendo colocado novos sinalizadores, que dividem a vagas exclusiva dos deputados, autoridades diversas e imprensa.

Foto: © Alexandre Brandão

28 de jan. de 2009

Defesa Civil e Epagri/Ciram alertam para riscos de alagamentos e deslizamentos

Dois comunicados (Defesa Civil e da Epagri/Ciram) informam que o Estado de Santa Catarina, em especial o litoral, podem sofrer com ocorrências de alagamentos e deslizamentos, entre quarta (28/01) e sexta-feira (30/01).

De acordo com a previsão do tempo, da Epagri Ciram, na quarta-feira áreas de instabilidade mantém o tempo fechado com muitas nuvens e chuva isolada em todas as regiões, principalmente do Planalto ao Litoral, e chuva mais intensa em toda as regiões, entre a tarde e a noite. Na quinta e sexta-feira, o tempo permanece instável com chuva em todo o Estado, especialmente da Grande Florianópolis e no Norte. No sábado e domingo, o sol volta a aparecer.

A Defesa Civil desaconselha atividades náuticas quando o mar estiver agitado e recomenda que, no caso de alagamentos, seja evitado o contato com a água, que pode estar contaminada.

24 de jan. de 2009

Capitão Nascimento para coronel Eliésio: Pede pra sair! Pede pra sair!

Encerrada a enquete sobre o diálogo imaginário entre o coronel Eliésio Rodrigues, comandante da PM, e o capitão Nascimento (personagem do filme "Trope de Elite"), ficou escolhida a frase "Pede pra sair! Pede pra sair!", com 48% dos votos. Votaram 25 leitores.

Pede pra sair! Pede pra sair! 12 (48%)
O senhor é um fanfarrão! 9 (36%)
Põe na conta do Papa! 2 (8%)
Caveira? Nunca serão! 2 (8%)

Votos: 25

23 de jan. de 2009

E o PDT em 2010?

O Encontro Estadual do PDT não bateu martelo ainda sobre 2010, mas alguns movimentos apontam tendências. O principal é a saída do PDT do chamado "bloquinho" do Congresso Nacional - conjunto de pequenos partidos que juntos têm peso significativo. Os pedetistas decidiram não apoiar o candidato do bloco nas eleições da Câmara dos Deputados, no caso o deputado Aldo Rebelo (PCdoB), para apoiar o candidato Michel Temer (PMDB).

“Nosso desligamento do bloco não significa uma ruptura. Vamos continuar tendo uma relação política com todos os partidos que integram o bloco”, declarou Vieira da Cunha (presidente).

A iniciativa contou com a participação do secretário-geral e presidente do diretório estadual, Manoel Dias, que, em Santa Catarina, costurou a aliança diretamente com Luiz Henrique da Silveira. A coordenação do projeto 2010 vai ficar a cargo do vice-prefeito de São José, Telmo Vieira, que divide a prefeitura com Djalma Berger (PSB), irmão do principal expoente do PMDB atualmente.

Esse conjunto de relações leva a crer que o partido vai ficar bastante próximo do PMDB nas próximas eleições. Resta saber se o PMDB tem interesse nessa aliança, se não vai preterir o PDT em benefício de algum ou de todos os partidos da tríplice aliança.

Outro elemento importante é que Manoel Dias se nega a apoiar publicamente seu correligionário deputado Sargento Soares e assinar manifesto de apoio à Aprasc. Segundo Maneca, assinar o documento seria a mesma coisa que pular fora do governo. É verdade. Sua preocupação é desempregar dezenas de companheiros - e a companheira - instalados na estrutura do Estado.

Os do contra

Há no partido uma tendência que prefere candidatura própria. Até por uma questão de sobrevivência. Acoplado ao PMDB, os pedetistas teriam dificuldade em elegar até um deputado estadual, quanto mais dois ou três e um federal. A barreira do coeficiente eleitoral seria um obstáculo difícil de transpor. Com apenas dois prefeitos e um cenário sem deputados, o capital político do PDT seria ainda menor para negociar cargos em um próximo governo.

Nesse grupo se encontra Tico Lacerda, que encarou a missão do partido de ser candidato a vice-prefeito da chapa de Angela Albino (PCdoB) e depois rompeu com a direção para apoiar Esperidião Amin (PP) no segundo turno. Lacerda nem foi convidado para participar do encontro, mas esteve presente para rever alguns amigos e conversar com a juventude. Passou dois dias se sentindo um peixe fora d'água.

22 de jan. de 2009

Sol e chuva: casamento de viuva


O momento que o pôr-do-sul e a chuvinha de verão se juntaram ...

Foto: © Alexandre Brandão