Cabeçalho 1

1 de nov. de 2008

Apagão para a Copa

O apagão no estádio do Figueirense pode melar a candidatura da arena do Estreito para sediar jogos na Copa do Mundo made in Brasil.

30 de out. de 2008

Disputa acirrada

Já são quatro os candidatos à presidente da Assembléia Legislativa: Jorginho Mello (PSDB), Pedro Uczai (PT), Rogério Mendonça - Peninha (PMDB) e Gelson Merísio (DEM). Promete ser uma das disputas mais concorridas.

27 de out. de 2008

Flora malvadeza

Ciro Gomes já tem um nome para coordenar sua campanha presidencial. A Flora da novela das 8. De jogo sujo ela entende.

Quem perdeu e não concorreu

Quem não gostou da derrota de Darci de Matos (DEM) em Joinville, além dele próprio, foi o ex-deputado-suplente Ismael dos Santos (DEM). Agora ele não vai mais poder se tornar deputado titular. O sucessor natural na linha de suplência é o atual secretário Antonio Ceron (Agricultura e Desenvolvimento Rural), que por motivos -quase óbvios - não ocuparia a vaga.

Outro que não gostou dos resultados das urnas, ainda no primeiro turno, foi José Natal (PSDB). Ele assumiu em 08 de março do ano passado, portanto no início da legislatura, quando o deputado titular Dado Cherem (PSDB) se licenciou para ocupar a Secretaria de Saúde. Depois da derrota em Balneário Camboriú, Cherem voltou à Assembléia Legislativa e não apresentou sinais de que vai sair.

Mais três deputados foram eleitos para prefeito no 2º turno

Agência Câmara
Reportagem - Rodrigo Bittar
Edição - Wilson Silveira

Dos 14 deputados que disputaram as eleições municipais neste domingo, três foram eleitos para prefeito. Eles se somam aos 13 deputados que já haviam vencido a disputa em primeiro turno, no último dia 5. Ao todo, 93 parlamentares disputaram a eleição municipal. Ontem, dois deputados também foram eleitos para vice-prefeito.

Os prefeitos eleitos ontem são Carlito Merss (PT-SC), em Joinville (SC); Custódio Mattos (PSDB-MG), em Juiz de Fora (MG); e Neucimar Fraga (PR-ES), em Vila Velha (ES). Já Carlos Sousa (PP-AM) e Frank Aguiar (PTB-SP) foram eleitos vice-prefeito em Manaus (AM) e São Bernardo do Campo (SP), nas chapas com os candidatos Amazonino Mendes (PTB) e Luiz Marinho (PT), respectivamente.

Em números absolutos, PT e PMDB foram os partidos que mais elegeram prefeitos em capitais nas eleições municipais de 2008. O PT venceu em Rio Branco, Porto Velho, Palmas, Recife, Fortaleza e Vitória. Já o PMDB, em Porto Alegre, Rio de Janeiro, Salvador, Goiânia, Campo Grande e Florianópolis.

O PSDB conquistou quatro capitais, e o PSB, três. Os tucanos levaram Curitiba, Teresina, São Luís e Cuiabá. Já o PSB ganhou em João Pessoa, Belo Horizonte e Boa Vista. PTB conquistou duas prefeituras (Manaus e Belém). Por fim, conquistaram uma prefeitura cada um: DEM, São Paulo; PCdoB, Aracaju; PP, Maceió; PV, Natal; e PDT, Macapá.

As eleições deste ano apresentaram o maior percentual de prefeitos reeleitos nas capitais estaduais. Dos 20 que lançaram candidatura à reeleição, 19 conseguiram um novo mandato, sendo 13 no primeiro turno e 6 no segundo. Apenas o prefeito de Manaus, Serafim Corrêa (PSB), concorreu e não conseguiu se reeleger.

Os eleitos tomarão posse no dia 1º de janeiro de 2009 e as vagas ocupadas por eles na Câmara serão preenchidas pelos suplentes.




26 de out. de 2008

Amin, os estudantes e o PCdoB


A União Catarinenses dos Estudantes convidou os candidatos à Prefeitura de Florianópolis para assinar o "Pacto Pela Juventude", uma iniciativa do governo Lula. Apenas Esperidião Amin (PP) apareceu. Não tem problema, tampouco algum diretor da UCE estava presente na cerimônia realizada na Sala de Imprensa da Assembléia Legislativa. Apenas alguns adolescentes da recém criada Frente Secundarista de Florianópolis, assessores do candidato, jornalistas, dois deputados estaduais e alguns espias de outros partidos.

Contextualizando: a frente foi criada recentemente depois que o PCdoB perdeu a diretoria da União Catarinense dos Estudantes Secundaristas (UCES), hoje nas mãos do MR-8, facção do PMDB. A UCE também é dirigida pelo PCdoB - único partido que declarou apoio explícito a Amin.

Dia desses, a presidente da UCE declarou apoio ao candidato, e a nota foi publicada no "Diário Catarinense". Na edição seguinte, apareceu outra nota desmentindo. Mas ninguém conseguiu desmentir a carteirinha de estudantes que Amin fez como selando a aliança. Na Assembléia, o candidato voltou a mostrar sua filiação à entidade.

O PCdoB é o partido que mais tem influência no movimento estudantil, em especial na UNE, que desde a redemocratização é dirigida pelo partido. A história da UNE ficou marcada pela restistência à ditadura dos generais. Hoje, em Santa Catarina, o PCdoB apóia Esperidião Amin.

Fotos: Miriam Zomer / Divulgação Alesc

21 de out. de 2008

Solidão

Vez ou outra, um parlamentar se pega sozinho em Plenário. Um orador na tribuna e um outro vivente escutando. Como no caso da foto abaixo, em que o senador Eduardo Azeredo ouve o presidente do Senado, Garibaldi Alves Filho.



Foto: Fabio Rodrigues Pozzebom/ABr (clique na imagem para ampliar)

Ou ainda, na Assembléia Legislativa catarinense, quando o deputado Décio Lima estava falando literalmente sozinho. Para as cadeiras acolchoadas e para o então presidente Dagomar Carneiro. A situação de quem está discursando é pior, não tem com quem "interagir" ou apenas direcionar o olhar.

Você pode dizer que a foto não retrata a realidade, e o ângulo está enquadrando apenas uma parte do Plenário. É possível. Mas quando o parlamentar não está sozinho ou em dupla, está acompanhado apenas por mais um ou dois.



Foto: Solon Soares/Alesc (clique na imagem para ampliar)